13/02/2013

#Fotografando: 5 dicas para fotografar com compactas!

Camera_3_large
Foto: We heart it

     Fotografia tem virado um hobby, e de repente eu acho que minha criatividade não cabe mais na minha velha velha compacta vermelhinha. Mas pelos preços, (que não gosto nem de lembrar) acho que ainda vou ter que esperar um tempo até dá um passo maior(câmera semi/profissional). Em quanto isso, eu vou me virando com minha câmera atual e tentando tirar o melhor proveito dela.

     Se você se encontra em uma situação parecida com a minha ou apenas quer aprender a lidar melhor com aquela câmera mais simples que quase toda família tem, vale apena dá uma olhada nessas cinco dicas que descobri fuçando na câmera, lendo sobre o assunto e tirando muitas fotos. São dicas simples que funcionam pra mim e que podem fazer toda a diferença!

1.Flash: É a solução quando está escuro, certo? Não, errado. Muita gente pensa que é essa a função do flash, e de certa forma é, mas ele não é o suficiente, e isso pode acabar estragando a foto. Não é problema tirar foto do seu primo soprando a vela  no seu aniversário com o flash, mas se você quer tirar uma foto com uma melhor qualidade, com outro interesse em ambiente escuro ou a noite, o ideal é desligar o flash e procurar outra fonte de luz. O flash também pode ser usado em ambientes claros, durante o dia, para realçar a foto e/ou completar as sombras, o efeito fica bem legal!
Acredite, a imagem 1.1 é com flash e a 1.2 é sem flash.


2.Tela e visor: Uma coisa muito legal, é que provavelmente sua câmera tenha um botão para mudar o tipo de tela que aparece no visor (Achou?). Tem a opção de jogo da velha, (2.1) por exemplo.Ela divide seu visor em nove, e permite você em uma foto de paisagem, deixar ( ou não deixar) o horizonte reto, centralizar o assunto principal, ou alinhá-lo à uma das retas. Outro tipo de tela legal é o que aparece o gráfico de ISO, a saturação, o contraste (2.2)... Pois já que não podemos controlar isso diretamente/manualmente, podemos pelo menos acompanhar e mexer a câmera (um pouco mais pra cima ou pra baixo) e tentar mudar.
Na verdade a imagem 2.2 é de uma câmera profissional, mas a tela de uma câmera compacta não é muito diferente nesse caso. ; )

3. Tripé: Certamente você não tem um tripé, ou pelo menos não tinha. Se você não tiver uma pilha de livros ou um banquinho, seu tripé pode ser um lata de Nescau, uma caixa, sei lá! Só não vale ficar sem nenhum. O tripé vai te ajudar muito, principalmente a estabilizar sua imagem.

4.Foco: Focar no seu assunto pode ser bem complicado com esse tipo de câmera, você vai ter que ter paciência se você quiser o seu assunto bem definido em relação aos outros elementos. Aperte o botão de captura até a metade, mantenha-o pressionado até que encontre o foco mexendo a câmera. É mais fácil "trapacear"(como eu! :p) e editar depois no computador. 

5. Olhe, ache o assunto e mude o ângulo: Sei que é clichê mas é sempre bom lembrar que é o fotógrafo que faz a foto e não a câmera. A fotografia começa bem antes do clique, quando o fotógrafo olha para certo elemento e vê uma obra-prima! O que vai chamar atenção na sua foto é o seu talento, o ângulo diferente, o elemento certo. Use e abuse de todos os efeitos possíveis, deite no chão, suba na cadeira, corra, fotografe!

     Enfim, espero que as dicas sejam válidas, que tenham gostado de ler tanto quanto eu gostei de escrever e tirem bom proveito disso! Qualquer dúvida ou sugestão, eu respondo pelos comentários! Mas então, vocês estão numa situação parecida com a minha? Tem alguma dica sobre câmeras com qualidade profissional (Eu estou prescisando!)?
      Por hoje é só, beijos fotográficos de paetê! 

6 comentários:

  1. Eu tinha uma câmera compacta da Panasonic, mas não fazia a mínima ideia de como tirar um bom proveito, só usava pra tirar foto "boba", haha. Outra coisa que ajuda bastante é mexer na edição pelo computador. Algumas câmeras são bem escuras, então dá pra arrumar isso só com um clique, e ajuda muito! De qualquer forma, amei as dicas, flor!

    Beijos <3
    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, obrigada Isa. Vale essa dica também! Próxima vez acho que vou trazer um post com dicas de edição! ;)
      Outro beijo!
      P.s.: Sempre fui campeã pra tirar fotos mais bobas. :p

      Excluir
  2. Ótimas dicas, esse negócio de a foto só sai boa se a câmera também for é a maior furada, o fotógrafo que faz a câmera e não ao contrário.

    Bjunda, Laris
    opstendenciablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Que bom que gostou! Deu pra tirar alguma coisa, né? Você tem razão, pra mim a qualidade é quase um detalhe. Mas essas dicas sempre me ajudam! Obrigada pela sua visita, fico grata e feliz! Volte sempre Laris, beijos de paetê e suscesso! ;)

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...